MAIN LOGO

Assina a newsletter e serás notificado desta e todas as outras novidades.

Obrigado. Verifica o teu email.

Image

COMO CHEGAR

DIA 04 DE SHLOCADOS À VENDA ÀS 16.00H.

O BILHETE CUSTA 10 €/DIA. E SÓ HÁ 4500 POR DIA.

ASSINA AQUI A NOSSA NEWSLETTER E SERÁS NOTIFICADO DESTA E TODAS AS OUTRAS NOVIDADES.

Artista: Os Espacialistas

Subtítulo: Os Espacialistas no Panorâmico 

Datas: 14 a 17 de Setembro das 10h30 às 13h e das 15h30 às 18h30

Preço: 100€. Inclui lunch box.

 

Os Espacialistas e o Panorâmico de Monsanto têm em comum a génese panóptica. A ideia de controlar com a atenção do corpo todo, os espaços por onde passam, encontra lugar na máquina da visão, que é o Panorâmico. A prisão próxima, acentua ainda mais a condição de controlo e vigilância do corpo na paisagem. 

Conscientes do facto de que vigiar é p/unir, Os Espacialistas propõem-se viajar pelas i/medi(a)ções do conjunto edificado, na tentativa de capturar instantes abstractos e naturais, i/materiais e arqueológicos, capazes de aliviar a sensação de estranheza e devolver o espanto e a sensação de festa, que o edifício ainda provoca a cada encontro, com o intuito de o imaginar melhor e questionar o seu papel (fotográfico).

Munidos de máquinas fotográficas, Os Espacialistas, na qualidade de coleccionadores de antiguidades instantâneas, convidam os participantes a consciencializar o acto fotográfico enquanto performance, e a proceder à captura/apanha de toda a espécie de espaços, estruturas e objectos, capazes de se constituírem como materiais ou suportes, criadores de máquinas de pensar e fazer espanto, tornando esta actividade numa espécie de jogo constelar festivo, capaz de mobilar e encandear os espaços, cunhando-os imageticamente à sua passagem. 

Ao longo de quatro dias, Os Espacialistas vão brincar ao acaso e partilhar conteúdos de natureza transdisciplinar, de acordo com as suas p/referências artísticas, arquitectónicas e pedagógicas, com o intuito de fornecer ferramentas conceptuais para a construção in loco, de “mobiles e cortinas” de natureza lúdica e lúcida, aleatória e geométrica, à maneira de autores como Joan Miró, Alexander Calder, Beatriz Milhazes ou Petra Blaisse, tornando-os em autênticas máquinas poético-filosóficas de fazer espanto e de controlo imaginário de alguns dos espaços do Panorâmico, cegando-os e marcando-os à sua passagem com imagens e objectos - de aprender e jogar - do Kit Espacialista. A foto_sintese espacialista, enquanto processo de medi(a)ção das intensidades reais e imaginárias entre o corpo e o espaço, aparecerá das várias re/acções poéticas, brincadas e performatizadas, à volta do Panorâmico e da paisagem circundante.

 

Material Necessário: nenhum

 

Público-alvo: Para famílias e M/16; estudantes, estudantes de arte e arquitectura, artistas, arquitectos, designers, fotógrafos, performers, e para todos aqueles que têm vontade de aprender e partilhar conhecimento de forma transdisciplinar.

 

 

BIO

 

Os Espacialistas

 

Os Espacialistas é um projecto laboratorial de investigação teórica e prática das ligações transdisciplinares entre a arte, arquitectura e educação. Dividido em 3 espaços de trabalho e apresentação distintos, substitui o lápis pela máquina fotográfica, enquanto dispositivo de desenho, pensamento, percepção e de diagnóstico do espaço natural e construído. Entre os trabalhos realizados destacam-se projectos de assistência arquitectónica e artística a obras de arquitectura e arte, exposições de fotografia, vídeos, instalações, espaços cénicos, performances, colaborações literárias, ilustrações fotográficas, oficinas, seminários e publicações.


https://www.instagram.com/os_espacialistas/