MAIN LOGO

Assina a newsletter e serás notificado desta e todas as outras novidades.

Obrigado. Verifica o teu email.

Image

COMO CHEGAR

DIA 04 DE SHLOCADOS À VENDA ÀS 16.00H.

O BILHETE CUSTA 10 €/DIA. E SÓ HÁ 4500 POR DIA.

ASSINA AQUI A NOSSA NEWSLETTER E SERÁS NOTIFICADO DESTA E TODAS AS OUTRAS NOVIDADES.

Maka, em Kimbundu significa conversa, uma troca de ideias e argumentos sobre um assunto: uma quase discussão. Inicialmente, a sigla MAKA representava Museu de Arte e Kultura Africana de Lisboa. No entanto, como os museus são muitas vezes depósitos de espólios de guerra, saque e outras formas de opressão, evoluiu para Momento de Arte e Kultura Africana de Lisboa.

 

Assim, MAKA Lisboa é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, de forma a percepcionarmos o seu trabalho e a sua presença, e como a sua morte é uma enorme perda para todos. A Humanidade perdeu. O Racismo existe e não podemos continuar a discutir se este foi um acto racista. MAKA Lisboa é afro-futurista e trabalha no território da construção positiva. Pensa como se pode construir depois desta tragédia e elevar e dar visibilidade ao legado deste actor.

 

A primeira lição que um pai africano na diáspora ensina ao seu filho é: “tu não será um mártir.” Esta instalação é então dedicada a Bruno Candé e aos seus 3 filhos.


BIO

 

Filho de mãe cabo-verdiana e pai angolano, Francisco Vidal tem vindo a explorar vários suportes, incluindo pintura, desenho e instalação, resultado de uma reflexão sobre as possibilidades discursivas da expressão plástica e estética na relação com as sociedades e actualidades Portuguesa e Angolana. O seu trabalho está imbuído de uma conotação histórica e política, abordando temáticas como a diáspora africana, miscigenação cultural e identitária, e correntes transculturais. Foi um dos representantes de Angola na 56ª Bienal de Veneza (2015), país onde tem repartido residência com Portugal. Expõe regularmente desde 2005, em mostras individuais e colectivas, e encontra-se representado em várias colecções públicas e privadas de renome internacional.